sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MECÂNICA RESPIRATORIA

MECANICA RESPIRATORIA

Os objetivos da respiração são prover oxigênio aos tecidos e remover dióxido de carbono.  A fim de alcançar tais objetivos, a respiração pode ser dividida em quatro funções principais:
1.      Ventilaçao Pulmonar: Significa o fluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolo pulmonares; e vice versa
2.     Difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue;
3.     Transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue elíquidos corporais e suas trocas com as células de todos os tecidos do corpo;
4.     Regulação da ventilação e outros aspectos da respiração.

  • Respiração Pulmonar: Ventilação – Troca de gases nos pulmões (O2 e CO2) = processo mecânic
VENTILAÇÃO = Refere-se ao processo mecânico de mobilização do ar para dentro e para fora dos pulmões – Inspiracão e Expiração.

Inspiração

A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração), fazendo com que o ar entre nos pulmões.

Expiração

Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões. Nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.
O movimento respiratório é controlado por um centro nervoso localizado na medula espinal. Em condições normais esse centro produz impulso a cada 5 segundos, estimulando a contração da musculatura torácica e do diafragma, onde inspiramos. Contudo, quando o sangue torna-se mais ácidos devido ao aumento de gás carbônico (CO2), o centro respiratório medular induz a aceleração dos movimentos respiratórios.
Em caso de diminuição da concentração de gás oxigênio (O2) no sangue, oritmo respiratório também é aumentado. Essa redução é detectada por receptores químicos localizados nas paredes da aorta e da artéria carótida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário